Um mundo de lazer no Rio da Praia - Sistema Costa Norte de ComunicaçãoBertioga-Especial | Sistema Costa Norte de Comunicação
Voltar para especial bertioga
Foto: Foto Nativa


No Rio da Praia, a grande atração é a Colônia de Férias do Sesc Bertioga, que, em 2018, completa 70 anos de vida. Começou a funcionar em setembro de 1948, com 28 casas pré-fabricadas. Hoje, é um grande complexo hoteleiro,  muito frequentado por turistas que chegam, principalmente, do interior paulista, para aproveitar a natureza em seus 995 mil m², dos quais 400 mil m² ocupados pelas instalações. Tem capacidade para mil hóspedes, em 50 casas e 194 apartamentos, além de receber diariamente 300 pessoas, para usufruir uma de suas grandes atrações, o programa Passe o Dia, que é uma delícia. Até quando chove, acredite. O passaporte de acesso permite aproveitar a piscina, os excelentes serviços de bar e restaurante, com preços bem acessíveis, e com um palco no qual, de repente, surgem performances de música, dança e circo surpreendentes; relaxar com massagens, pagas à parte; caminhar sobre pedras em um curso d’água; mergulhar em livros e revistas na biblioteca ou se divertir no salão de jogos. E a praia está logo ali, em frente. Duro é conseguir uma reserva, tanto para esse passeio quanto para a hospedagem. Requer antecedência.

Foto: Foto Nativa


Já na faixa de praia em frente ao Sesc, rola o Praia Livre, na Estação Vivência e na areia, nas manhãs de terça-feira a domingo, com atividades físicas, como ginástica aeróbica e ioga. É grátis e acessível a qualquer um. Assim como as quadras de vôlei, futvôlei e futebol de areia. É só chegar. Duas fileiras de quiosques oferecem sombra e bancos e, em um posto avançado ao lado, que funciona como uma espécie de chapelaria para hóspedes, há revistas e jornais à disposição de todos.

Foto: Foto Nativa


Para quem mora em Bertioga, o Sesc oferece infinidade de opções, como cursos e oficinas artesanais, trabalho social com idosos, projetos de educação ambiental e o interessante programa Curumim, que propõe o desenvolvimento integral de crianças e jovens na faixa etária dos sete aos doze anos. Também há grande variedade de atividades esportivas disponíveis para todas as idades, com inscrições mensais, pelo programa Sesc de Esportes. Os sócios comerciários escolhem suas aulas em reunião às sete da manhã do primeiro dia útil do mês. As vagas restantes são compartilhadas entre os interessados, em reunião às sete da manhã do segundo dia útil do mês. Tudo gratuitamente. Basta acordar cedo. O canto dos pássaros da colônia de férias compensa. Nada menos que 130 espécies frequentam os jardins, atraídas pelos comedouros sempre abastecidos, parte do projeto Avifauna, mantido pelo Sesc desde 1993, com observação de aves e outras atividades educacionais para os hóspedes. Para todo mundo, tem o Clube de Observadores de Aves, criado em 2011, que já alcançou quase 300 espécies da Mata Atlântica registradas no banco de dados para futuras pesquisas cientí- ficas. Uma vez por mês, sai uma expedição em busca dos pássaros. A turma se junta às cinco da manhã.

Foto: Foto Nativa


Uma atração natural especial fica fora da área de 400 mil m² da colônia de férias, na mata da avenida Anchieta, cerca de 400 metros antes da rua do muro lateral do Sesc, à direita de quem vem do Centro. Com 51,92 hectares, a Reserva Natural Sesc Bertioga, uma Reserva Particular de Proteção Natural (RPPN), possui mais de 500 espécies da flora e fauna da restinga, um dos ecossistemas do bioma Mata Atlântica. Esse patrimônio ambiental resulta de longo trabalho, envolvendo a comunidade e o Coletivo Educador de Bertioga, que realiza atividades diversas.

Foto: Foto Nativa


Ainda não existem trilhas para percorrer a área, mas, em um ponto de atendimento, há monitores com informações sobre os animais e plantas que lá vivem, e sobre os projetos desenvolvidos com a comunidade do entorno. Fotos e maquete táteis do projeto da primeira trilha da reserva dão uma ideia do que virá. Generoso, o Sesc oferece, de forma indireta, ainda um outro prazer para amantes da natureza: a Trilha D’água, do outro lado do rio Itapanhaú, margeando a linha de captação de água que abastece a entidade, já em área do Parque Estadual da Restinga de Bertioga (veja matéria sobre trilhas e rios na página 64).

Foto: Foto Nativa


O Sesc também atua expressivamente no setor cultural em espaços públicos na cidade. Na Casa da Cultura, apresenta quinzenalmente os projetos Teatrada, com espetáculos infantis nas manhãs de domingo, e Música é Cultura, com shows nas noites de sábado, em parceria com a Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura de Bertioga, gratuitamente. Durante o ano todo, a entidade realiza muitos eventos na cidade, envolvendo várias linguagens artísticas, promove shows com grandes nomes da música brasileira e recebe grandes projetos do Sesc, como o Circuito das Artes.

Para agendar visita: centrodeferias.sescsp.org.br; telefone: (13) 3319 7700.  


Veja também

Prefeitura volta a licenciar áreas ambientais

Medida agilizará andamento de cerca de 150 processos que dev...

2001

© 2018 Todos os direitos reservados ao Sistema Costa Norte Comunicação | Powered by Mundiware