Parque das Neblinas, exemplo de recuperação da Mata Atlântica - Sistema Costa Norte de ComunicaçãoBertioga-Especial | Sistema Costa Norte de Comunicação
Voltar para especial bertioga

Só apreciar a exuberância da Mata Atlântica, que renasceu em poucos anos em um lugar que, no passado, abrigou carvoarias e depois plantação de eucalipto, já vale a visita ao Parque das Neblinas, criado em 2004. Mas há as trilhas, mirante com vista para o litoral, passarela suspensa entre as árvores, o rio Itatinga, tanta coisa para ver e experimentar... Sem falar nas instalações da recepção, que incluem um restaurante no qual o café da manhã revigora quem chega, e o almoço tardio, saído do fogão à lenha, conforta famintos que retornam das caminhadas e do rio. E ainda tem banho para quem quiser se recompor, antes de abandonar esse paraíso incrustado em área de mais de seis mil hectares, com mais de 1.250 espécies catalogadas entre fauna e flora. 

Foto: Divulgação


No alto da Serra do Mar, o parque fica em terras de Bertioga, a 55 quilômetros do centro do município, e de Mogi das Cruzes, no qual se localiza a entrada, no distrito de Taiaçupeba. Propriedade da Suzano Papel e Celulose, gerido pelo Instituto Ecofuturo, o parque é uma plataforma para pesquisa científica, manejo florestal, educação socioambiental, proteção da biodiversidade e restauração do bioma Mata Atlântica, além de ser um destino turístico muito procurado.


A forma operacional do Parque das Neblinas é bem prática, com passeios de um dia, pré-agendados. Você pode escolher entre fazer as trilhas autoguiadas ou em companhia de monitores, para curtir a flora e a fauna, contemplar as praias de Bertioga do alto de um mirante, percorrer 10 quilômetros de bicicleta, fazer canoagem, rafting ou apenas se banhar no rio Itatinga, que nasce por ali e, depois, despenca de uma altura de 730 metros, alimentando a Usina de Itatinga, lá embaixo. É bom de qualquer jeito! Para quem gosta de imersões mais profundas na natureza, nada como acampar no parque! O que se tornou possível a partir do final de 2017. Estão disponíveis seis módulos, em espaços pré-determinados, para a montagem de barracas, distantes entre si, para o máximo de 20 pessoas no total. A contratação do acampamento deve ser feita com antecedência e está necessariamente atrelada à contratação de atividades diárias oferecidas no parque. 

Foto: Marcos Pertinhes


O pacote inclui local para banho, espaço coletivo para cozinhar e área de convivência. E também dá para contratar o serviço de alimentação da Natural da Mata, empresa da comunidade local, que prepara refeições no fogão à lenha, com ingredientes da Mata Atlântica, como cambuci e palmito-juçara. Melhor do que passar um dia no


Parque das Neblinas, só mesmo passar vários dias e noites. Imperdível! Parque das Neblinas: rodovia Professor Francisco Ribeiro Nogueira, Taiaçupeba, Mogi das Cruzes, SP; ecofuturo.org.br/blog/projeto/parque- -das-neblinas/o-parque; facebook.com/InstitutoEcofuturo; (11)4724 0555/4724 0556; agendamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17 horas.


Veja também

Força da natureza

Vítima da exploração predatória do homem, o Parque das Nebli...

2016

© 2018 Todos os direitos reservados ao Sistema Costa Norte Comunicação | Powered by Mundiware