Maitinga - Sistema Costa Norte de ComunicaçãoBertioga-Especial | Sistema Costa Norte de Comunicação
Voltar para especial bertioga

O surgimento do bairro do Maitinga, que, atualmente, engloba a Vila Agaó, além dos condomínios Bougainville I, II, III e IV, ocorreu na década de 1980, mesma época da urbanização de várias áreas próximas ao Centro. Porém, nos últimos dez anos, a região apresentou um crescimento vertical notável, fator que o diferencia das demais áreas do município.

Foto: Shin Shikuma


Um de seus pontos positivos é a proximidade com o núcleo comercial e de serviços de Bertioga. Outro é a tranquilidade, condição que já começa a abandonar as áreas mais desenvolvidas. Apesar de ter uma característica mais residencial, o Maitinga já conta com uma variedade de comércios emergentes.

Foto: Shin Shikuma


Para Pedro Alves Cabral, da Ramon Alvares Associados, que atua há 39 anos no mercado imobiliário, dos quais cerca de 25, somente em Bertioga, a região à beira-mar, que compreende a área entre as avenidas Anchieta e Tomé de Souza, é de valorização. Segundo ele, isso se deve não apenas a sua localização, mas à reurbanização da orla. “Considero o Maitinga uma parte nobre da cidade, com ainda pouca verticalização, que iniciou há pouco tempo, e até pela tranquilidade do local. Eu acho que isso ajudou o bairro a se desenvolver e os consultores começaram a ver nessa área a tendência de valorização, e vai cada vez valorizar mais”.


Para ele, a valorização dos imóveis do bairro nos últimos anos deve-se ao desenvolvimento urbano que, consequentemente, atraiu novos compradores e gerou uma escassez crescente de terrenos, e, consequentemente, aumento do valor. Além disso, Pedro encara a verticalização como um processo natural motivado pelo próprio processo de crescimento do bairro. “A verticalização, por incrível que pareça, é até melhor do que a quantidade de casas, porque você ocupa menos o solo; o prédio tem que ter recuos laterais e você deixa uma área de terreno até mais permeável”. 

Foto: Shin Shikuma


De acordo com a advogada Ana Maria Cortes da Silva Ribeiro, carioca que se mudou de Guarujá para sua atual residência, após o seu casamento, “a cidade como um todo me traz segurança, principalmente, o Maitinga. Para mim, é o melhor bairro da cidade, em razão de ser novo - além da infraestrutura, melhor qualidade de vida e tranquilidade total”.

Foto: Shin Shikuma


Moradora de Bertioga há 49 anos, a jardineira Maria José Correia Benjamin passou a residir no bairro nos últimos 11 anos e critica a falta de manutenção. “Aqui é sossegado, não tem roubo, você pode andar à vontade, tranquila... mas o resto... O lixo então, olha que vergonha”, disse, e apontou para um entulho abandonado na rua. Ela conta que anteriormente morava próximo ao Sesc e contava com o apoio da entidade para necessidades básicas, como a água: “Hoje está bom, né? Antigamente, a gente quase não tinha água e, quando acabava, tinha que pegar no Sesc”, comentou.


Veja também
© 2018 Todos os direitos reservados ao Sistema Costa Norte Comunicação | Powered by Mundiware