Joia verde e azul - Sistema Costa Norte de ComunicaçãoBertioga-Especial | Sistema Costa Norte de Comunicação
Voltar para especial bertioga

Numa época em que a maior parte dos ecossistemas naturais da Terra encontra-se em extinção, e a falta de água potável já é uma realidade para milhões de pessoas, Bertioga destaca-se como uma joia rara, tamanho o manancial de ambientes naturais preservados em seus 42 quilômetros quadrados. As áreas protegidas de Bertioga constituem-se em um verdadeiro mosaico formado por um vasto conjunto de ecossistemas como Mata Atlântica, mata de restinga, mata de encosta, mata paludosa e manguezal. No interior dessa extensa área de cobertura vegetal, encontra- se uma grande variedade de fauna e flora, das quais muitas espécies integram a lista de extinção, ou são ainda desconhecidas da ciência.

Foto: Shin Shikuma

Há que se falar, ainda, no rico manancial hídrico formado pelas principais sub-bacias da Bacia Hidrográfica da Baixada Santista, responsáveis pelo abastecimento de água do município, e com potencial para abastecer outras cidades da região. Por todas estas características, Bertioga figura como um verdadeiro “pulmão verde” do estado de São Paulo.

Foto: Shin Shikuma

Dentre as áreas protegidas estão o Parque Estadual da Serra do Mar, Parque Restinga e Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs), como o Parque das Neblinas, localizado no limite com o município de Mogi das Cruzes. O Parque das Neblinas, sob coordenação do Instituto Ecofuturo, é aberto à visitação e funciona como campo-escola de práticas sustentáveis.


Em dezembro de 2010, o município ganhou mais duas RPPNs, uma com 709,57 hectares, a Hércules Florence 1 e 2, pertencente à Companhia Fazenda Acaraú e, outra, com 296,93 hectares, de propriedade da Barma Empreendimentos e Participações.

Foto: Shin Shikuma

Também em dezembro deste mesmo ano, o Parque Estadual Restinga de Bertioga (Perb) foi instituído. Sua área, de nove mil hectares, abrange o município de norte a sul (excluídos apenas os espaços ocupados por rodovias federais ou estaduais, redes de alta tensão e dutos da Petrobras) tendo como limite, a oeste, a Serra do Mar, e a leste avança em áreas pertencentes aos bairros Boraceia e São Lourenço (trecho da praia de Itaguaré). A área constitui-se em um importante corredor biológico dentre ambientes marinho-costeiros, a restinga e a Serra do Mar.

Foto: Shin Shikuma


Em janeiro de 2011, foi criado o Parque Municipal Ilha Rio da Praia, com 216,56 hectares, equivalente a mais de dois milhões de metros quadrados. A área que pode ser chamada de ‘ilha fluvial’ é ladeada por dois rios, o Itapanhaú e um de seus afluentes, o Rio da Praia, região onde predominam vegetações de mangue, alto e baixo de restinga. Por sua localização, faz divisa - por meio de rios - com parte de área do Parque Restinga e, automaticamente com o da Serra do Mar.

Foto: Shin Shikuma


Esta área é um dos pontos das atividades do projeto barco-escola Arca do Saber, desenvolvido pela Secretaria de Meio Ambiente de Bertioga. A embarcação, adquirida com verba do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro), faz passeios de educação ambiental com abordagem sobre a fauna e a flora dos rios do município.


Veja também
© 2018 Todos os direitos reservados ao Sistema Costa Norte Comunicação | Powered by Mundiware