Mais qualidade de vida para o cidadão de Bertioga - Sistema Costa Norte de ComunicaçãoBertioga-Especial | Sistema Costa Norte de Comunicação
Voltar para especial bertioga

 Em setembro de 2014, o Instituto Corpore iniciou um novo capítulo de sua história ao chegar a Bertioga. No município, a entidade atua na gestão do Hospital Municipal; Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 horas); Serviço de Atendimento Mó- vel de Urgência (SAMU); e Serviço de Apoio Diagnóstico e Terapia (SADT). 

Em poucos meses de atuação na cidade, algumas conquistas e melhorias já foram colocadas à disposição da comunidade, como a   instalação dos 35 novos aparelhos de ar condicionado nos quartos da Maternidade e Pediatria do Hospital; o aumento do número de partos naturais (mais indicados à saúde da mãe e do bebê); a ampliação da equipe médica e a estruturação do serviço de Acolhimento com Classificação de Riscos, que representa uma maior eficiência nos atendimentos de urgência e emergência.

 Crys Angélica Ulrich, presidente da entidade, diz: “Seguimos a premissa de que para realizar um bom atendimento aos pacientes é necessário também cuidar da equipe de trabalho. Em Bertioga, o Instituto adquiriu equipamentos e adotou procedimentos de segurança no trabalho, a fim de proporcionar maior conforto e proteção ao dia a dia dos funcionários, além de promover frequentemente treinamentos e capacitações para o aprimoramento contínuo da equipe”. O pensamento é corroborado pelo secretário de Saúde de Bertioga Manoel Prieto Alvarez. “A capacitação constante das equipes é fundamental para uma assistência à Saúde de qualidade”. 

Ao mesmo tempo, o cuidado com o paciente desde a sua chegada ao Hospital é igualmente importante. “Além do atendimento preferencial para os casos de urgência e emergência, que são atendidos prontamente,  

os demais pacientes também recebem atenção especial. Os casos mais graves, por exemplo, têm recebido atendimento em até 30 minutos”, comenta Crys Angélica.

 Esta foi a conduta utilizada, por exemplo, quando foram atendidas sete vítimas de um grave acidente que aconteceu na Rodovia Rio-Santos, no mês de março. “Assim que chegaram ao Hospital, receberam atendimento imediato, o que nos possibilitou salvar todas as vidas. Isto foi possível devido ao fato de contarmos com três ambulâncias do SAMU, para atender a todos os chamados com tempo de resposta abaixo do preconizado. Não fossem os investimentos realizados nestes veículos, os atendimentos estariam comprometidos”, lembra Márcia Aparecida da Cruz, administradora do Hospital.

 A medida também foi uma solicitação do prefeito Mauro Orlandini, quando da contratação do serviço. Para ele, o ordenamento é   uma prioridade. “Sabendo de sua classificação, o paciente pode exigir o atendimento no tempo determinado, respeitando os demais atendimentos”.

 Na opinião do secretário de Saúde, a classificação organiza o atendimento e melhora o tempo de resposta. “A intenção é oferecer um serviço de qualidade e também no tempo certo”.  

Cuidando do futuro  

 A preocupação com o futuro de Bertioga fez com o Instituto Corpore e a Secretaria Municipal de Saúde organizassem um curso gratuito especialmente formulado para as gestantes: “Bebê a Caminho”. Crys Angé- lica explica: “Queremos, com o treinamento, acolher, orientar e preparar as futuras mães para o momento do nascimento do bebê e seus primeiros dias de vida. A ideia é também oferecermos informações sobre direitos e cuidados que facilitem o período da gestação”.

 O curso, que acontece no auditório do Hospital, é dividido em dois módulos, sempre na segunda quarta-feira do mês. A atividade conta com uma equipe multidisciplinar para atender as participantes, que também terão a oportunidade de conhecer as instalações do hospital como sala de parto e alojamento, por exemplo, além de participarem de coffee breaks e sorteios de kits de higiene para o bebê, ao final das atividades. 

Cada módulo do curso terá em média duas horas de duração. Na primeira parte do treinamento, as gestantes participarão de uma palestra com um nutricionista sobre alimentação saudável e adequada para a saúde da mãe e do bebê. Logo após, a assistente social trará ao curso informações sobre os direitos trabalhistas e sociais das gestantes.

 Já na segunda parte, as participantes aprenderão de forma lúdica e prática os cuidados necessários com o recém-nascido: amamentação, primeiros banhos e o tratamento do cordão umbilical, por exemplo. 

“O curso ‘Bebê a Caminho’ é uma das ações que contribuem para o parto humanizado, pois oferece à mãe e ao bebê uma complementação ao acompanhamento feito desde os primeiros meses de gestação nas unidades básicas de saúde. A atividade também  procura aproximar as gestantes da equipe de profissionais do Hospital Municipal de Bertioga, o que representa maior conforto e   menor ansiedade na hora do parto”, finaliza a presidente.

O Instituto 

Desde quando foi criado, há dez anos, o Instituto Corpore tem fortalecido e expandido suas ações, garantindo desenvolvimento qualificado em todos os municípios parceiros. Sua sede fica em  Matinhos, no Paraná,  onde também possui unidade no município de Bela Vista do Paraíso. Além de Bertioga, a instituição atua no estado de São Paulo nas seguintes cidades: Alambari; Araçoiaba da Serra; Caraguatatuba; Guarujá; Mirassol; Pilar do Sul; Sarapuí; e Araraquara. Recentemente, a entidade expandiu sua atuação para o estado do Maranhão. Lá, é responsável pela gestão de cinco hospitais de média complexidade e mais três UPAs. 


Veja também

Trilhas ecológicas inspiram aventura e conhecimento

Na imensidão verde de Bertioga, despontam caminhos ainda des...

2019

© 2018 Todos os direitos reservados ao Sistema Costa Norte Comunicação | Powered by Mundiware