Renovação legislativa - Sistema Costa Norte de ComunicaçãoBertioga-Especial | Sistema Costa Norte de Comunicação
Voltar para especial bertioga

Bertioga constituiu sua primeira Câmara de Vereadores em outubro de 1992. Na época, a recém-emancipada cidade contava com apenas 8.959 eleitores, que elegeram seus nove representantes, dentre os 142 postulantes ao cargo.

Nos últimos 21 anos, houve poucas mudanças nos nomes dos ocupantes das cadeiras legislativas municipais. Mas, a situação mudou radicalmente nas eleições de 2012, com a escolha de seis novos bertioguenses para a Casa, entre os quais, duas mulheres. Assumiram os cargos Pacífico Júnior (PSDB), Ivan de Carvalho (PSDB), Edvaldo Alecrim (PR), Valéria Bento (PMDB), José Feliciano (PTB) e Beth Consolo (Dem). Entre os remanescentes da última legislatura, permaneceram Toninho Rodrigues (Dem) e Alemão (PRP), e o presidente da Câmara, Luís Henrique Capellini (PR), que exerceu o cargo em 2005 e 2008.

Pacífico Júnior  

Foto: arquivo Câmara de Bertioga

Comunicador da cidade, com experiência em locução, Pacífico Júnior tem projetos ligados à área esportiva, como o Bolsa Atleta Municipal, mas também atende outras áreas. “No mês passado (abril), realizamos uma audiência pública para discutir a implementação da Operação Delegada, que autoriza a prefeitura a contratar, e remunerar, policiais militares nos horários de folga."

Alemão 

Foto: arquivo Câmara de Bertioga

O paisagista Alfonso Dari Weilando, popularmente conhecido como Alemão, exerce o segundo mandato consecutivo e se preocupa, entre outras coisas, com a regularização de moradias e com o turismo. “O Jardim Ana Paula, por exemplo, vem há 17 anos lutando pela regularização fundiária, para que as pessoas tenham a escritura definitiva. A cidade possui muitos núcleos nessa situação e devem ser vistos com carinho”, explica ele. Também se volta às reivindicações dos moradores quanto ao nivelamento de ruas e roçada de mato.

Edvaldo Alecrim 

Do ramo do comércio, Edvaldo  Alecrim foca seu trabalho nos serviços de bairro, principalmente, em Vicente de Carvalho II e Vista Linda. “Tenho percorrido os bairros e vejo os problemas de infraestrutura que perturbam a comunidade”, diz Alecrim.

Ivan Carvalho 

Foto: arquivo Câmara de Bertioga

Do ramo de administração de condomínios, Ivan de Carvalho enfatiza a fiscalização do poder executivo e de todas as prestadoras de serviços do município. “Primeiramente, estamos conferindo de perto os serviços prestados pela Sabesp." Para tanto, ele criou uma Comissão de Assuntos Especiais (Cae) para estudar o assunto.

José Feliciano 

Foto: arquivo Câmara de Bertioga

Também comerciante, José Feliciano segue uma linha parecida com a de Alecrim, mas foca os trabalhos no extremo norte da cidade. “Minha preocupação é mais precisamente nos bairros Boraceia, Guaratuba e São Lourenço, porque estão distantes do centro, e as obras de manutenção não são menos importantes.”

Valéria Bento 

Foto: arquivo Câmara de Bertioga

Investigadora policial há mais de 20 anos, Valéria Bento é conhecida pela luta pelos direitos da mulher e, já nos primeiros meses de mandato, criou uma Cae para investigar a reforma administrativa do município. “Essa Cae visa entender como a prefeitura age para nomear os postulantes a novos cargos que foram criados e, para tanto, estamos fazendo um estudo de impacto financeiro para saber de onde sai essa verba e qual é a necessidade disso”, reforça a vereadora, que espera ter um relatório ainda este mês.  

Beth Consolo 

Foto: arquivo Câmara de Bertioga

A médica Beth Consolo preocupa-se em humanizar o atendimento do Hospital Municipal e descentralizar o pronto-atendimento. “Estamos com projetos para a construção de duas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) nos bairros Boraceia e Maitinga, além de uma, que funcionará 24 horas, no Citymar. Com isso, o hospital atenderá somente a funcionalidade já estabelecida, uma vez que o pronto-socorro e o hospital realizam atendimentos distintos."

Luís Henrique Capellini 

Foto: arquivo Câmara de Bertioga

Presidente da Câmara no biênio 2013/2014, exerce o terceiro mandato. Ex-secretário de Turismo do município, Luís Henrique Capellini destaca-se   pelos projetos ligados à saúde e sobrevivência dos animais. “Apesar de existir uma independência entre os poderes Executivo e Legislativo, nossa expectativa é de trabalhar de forma harmoniosa,   colocando os interesses da cidade sempre à frente nas decisões”.

Toninho Rodrigues 

Foto: arquivo Câmara de Bertioga

Profissional do mercado imobiliário, o engenheiro Toninho Rodrigues é o único vereador que participou de todas as seis legislaturas. Rodrigues realiza um trabalho voltado, principalmente, às pessoas portadoras de necessidades especiais. “Orgulho-me muito em ter criado uma lei que incluiu no IPTU uma contribuição voluntária de R$ 10,00 para a APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais). Em um mês e meio, a entidade conseguiu arrecadar mais de R$ 16 mil”. Ele também sugeriu, por meio de indicação à prefeitura a criação de um Centro de Referência para as pessoas com deficiências, em moldes similares à AACD, unificando os atendimentos do Núcleo de Apoio à Criança Especial (Nace), Equoterapia e Apae em um único espaço.


Veja também

Caminho das águas

No interior das matas que recobrem Bertioga,a água cristalin...

2011

© 2018 Todos os direitos reservados ao Sistema Costa Norte Comunicação | Powered by Mundiware