ENTENDA SIGNIFICADO

Travessia de balsas celebra 07 de setembro com bandeiras náuticas

Embarcações adornadas com bandeiras do Código Internacional de Sinais no 7 de setembro são em respeito à tradição marítima do país; entenda o significado

Redação
Publicado em 07/09/2023, às 13h07 - Atualizado às 16h53

FacebookTwitterWhatsApp
Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística de SP explica significado do içamento as bandeiras - Foto: Portal Costa Norte
Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística de SP explica significado do içamento as bandeiras - Foto: Portal Costa Norte

As embarcações que realizam a travessia de balsas no litoral de São Paulo surpreenderam os passageiros na manhã desta quinta-feira, 7 de setembro, ao amanhecerem enfeitadas com bandeiras náuticas em comemoração ao Dia da Independência do Brasil.

Segundo apurado pelo Portal Costa Norte, a iniciativa, que trouxe um toque patriótico ao cenário costeiro, segue as diretrizes da Norma da Marinha 22/DPC, que estipula a exibição de bandeiras do Código Internacional de Sinais durante datas magnas, como é o 7 de setembro.

Embarcações enfeitadas com bandeiras do Código Internacional de Sinais
Embarcações foram enfeitadas com bandeiras do Código Internacional de Sinais - Foto: Portal Costa Norte

A Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil) foi a responsável por divulgar o cumprimento das normas marítimas durante a celebração da independência. Segundo a Norma da Marinha 22/DPC, nas datas de grande significado nacional, todas as embarcações em atividade devem içar as bandeiras do Código Internacional de Sinais em formato de arco. Além disso, a Bandeira Nacional também deve ser hasteada nos topos dos mastros das embarcações.

Composto por um conjunto de bandeiras de sinalização, sendo 26 alfabéticas, 10 numerais e 3 substitutas e uma de sinalização, o código, utilizado pela navegação marítima, é uma forma de comunicação entre dois ou mais navios, com o objetivo de garantir a segurança dos passageiros e embarcações durante a navegação.

 “Em um dia como este, de grande festividade e propósito, celebrar e honrar nosso país e nossa independência, além de deixar nossa travessia com ainda mais cor, é muito importante para nós", ressaltou Jamille Consulin, diretora do Departamento Hidroviário (DH).

A ação não apenas encantou os passageiros que embarcaram nas travessias, mas também destacou a importância de seguir as normas estabelecidas pela Marinha do Brasil para garantir a segurança e a ordem nas águas costeiras. O uso das bandeiras náuticas tornou a travessia mais festiva e respeitosa à tradição marítima do país.

Veja o vídeo

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!