DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE

VLT poupa 703 toneladas de CO² na atmosfera por ano

Veículo Leve Sobre Trilhos é uma alternativa de transporte público 100% elétrica e não poluente

Da redação
Publicado em 03/06/2023, às 08h52 - Atualizado em 05/06/2023, às 09h59

FacebookTwitterWhatsApp
VLT: foram aproximadamente 550 mil quilômetros percorridos com zero emissão de poluentes em um ano VLT poupa 703 toneladas de CO² na atmosfera por ano VLT de Santos e São Vicente - Reprodução
VLT: foram aproximadamente 550 mil quilômetros percorridos com zero emissão de poluentes em um ano VLT poupa 703 toneladas de CO² na atmosfera por ano VLT de Santos e São Vicente - Reprodução

Sabia que quando você embarca em um dos vagões do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) está contribuindo com o meio ambiente? Operando há sete anos na Baixada Santista, o VLT é referência brasileira em mobilidade urbana sustentável, por ser uma alternativa 100% elétrica e não poluente. O modal poupa em média 703 toneladas de CO² na atmosfera por ano. 

De acordo com a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), o VLT oferece qualidade e conforto aos 6,5 milhões de passageiros por ano, que se deslocam entre Santos e São Vicente.

Em um ano, o VLT realizou cerca de 52 mil viagens entre as duas cidades da Baixada Santista, ao longo de um trajeto com 15 estações de embarque e desembarque. Foram aproximadamente 550 mil quilômetros percorridos com zero emissão de poluentes. Isso significa que, em média, 703 toneladas de gás carbônico (CO²) foram poupados ao meio ambiente no ano, em comparação ao mesmo trajeto realizado com ônibus convencionais.

Além de proporcionar uma viagem silenciosa, tranquila e confortável aos passageiros que se deslocam ao trabalho diariamente, o VLT integra-se à malha cicloviária existente e é também uma excelente opção de passeio para os turistas, já que passa por pontos turísticos e próximo das praias.

Novo trecho

Em breve, um novo trecho do VLT será entregue na região central de Santos. Serão mais 8 km de percurso e 12 estações, interligando a avenida Conselheiro Nébias ao Valongo.

O trajeto, que tem recebido revitalizações urbanísticas de vias e melhorias de infraestrutura, será um importante meio de deslocamento entre os bairros e o centro, com estações próximas a locais de interesse público como o Mercado Municipal, Poupatempo, universidades, áreas comerciais e o Terminal Valongo. 

Já a Área Continental de São Vicente será conectada com Santos na futura Linha 3 do VLT, que ligará os terminais Barreiros e Samaritá. As obras já estão em processo de licitação, incluindo a reforma e modernização da Ponte A Tribuna (antiga Ponte dos Barreiros). O novo trajeto vai beneficiar cerca de 150 mil pessoas que residem em dez bairros da área continental e dependem do transporte público para se deslocar até Santos.

*Com informações de EMTU

Leia também: Voando sobre a Serra do Mar: tirolesa vai ligar planalto a Cubatão

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!