OBRAS NA TRAVESSIAS

Telas de proteção são instaladas no túnel das catraias entre Santos e Guarujá

Passagem aquaviária interditada desde 4 de agosto após concreto despencar e atingir passageira tem previsão de reabertura até o final deste mês

Da redação
Publicado em 16/08/2023, às 20h50

FacebookTwitterWhatsApp
Túnel das catraias está interditado desde 4 de agosto Túnel das catraias - Divulgação APS
Túnel das catraias está interditado desde 4 de agosto Túnel das catraias - Divulgação APS

A Autoridade Portuária de Santos (APS) está em fase avançada de instalação de telas de proteção no teto do túnel das catraias, uma passagem aquaviária que conecta a estação Bacia do Mercado, ao estuário, utilizado pelas catraias que fazem a travessia entre Vicente de Carvalho (Guarujá) e Santos.

Desde o dia 4 de agosto, a passagem pelo túnel das catraias encontra-se interditada devido às obras de instalação das telas de proteção. Durante este período, os passageiros estão sendo direcionados a embarcar e desembarcar em um flutuante especialmente montado no armazém 15. Este local já era utilizado anteriormente quando a cheia da maré obrigava a interdição do túnel.

A paralisação das travessias aconteceu após uma passageira ser atingida na cabeça por um pedaço de concreto, pesando aproximadamente 10 kg, que despencou do túnel. O concreto, uma peça de cerca de 40 cm, desprendeu-se da parte superior do túnel e atingiu a mulher, causando ferimentos.

Concreto de 10 kg se desprender de túnel no Porto de Santos INCIDENTE NA CATRAIA (Arquivo pessoal)

Manutenção

Com o objetivo de entregar aos usuários uma passagem mais segura, a APS informou que prevê a conclusão da manutenção até o final deste mês. Enquanto isso, os passageiros continuarão realizando o trajeto a pé, atravessando o cais. A Guarda Portuária estará presente 24 horas no trecho, oferecendo auxílio e suporte aos pedestres durante o percurso.

Além disso, a APS informou que haverá uma redução no fluxo ferroviário nos horários de maior movimentação de pedestres, a fim de proporcionar uma experiência mais tranquila aos passageiros que fazem a travessia a pé. A medida visa minimizar os possíveis transtornos causados pela interdição temporária do túnel.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!