OPERAÇÃO ESCUDO

PM confirma mais duas mortes totalizando 22 óbitos na Operação Escudo

Operação policial para combater o tráfico de drogas e crime organizado no litoral de São Paulo completará um mês na próxima terça (28)

Redação
Publicado em 25/08/2023, às 15h44

FacebookTwitterWhatsApp
Operação Escudo segue na Baixada Santista afim de desarticular o tráfico de drogas e o crime organizado - Reprodução
Operação Escudo segue na Baixada Santista afim de desarticular o tráfico de drogas e o crime organizado - Reprodução

A Operação Escudo, deflagrada pela Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP) para combater o tráfico de drogas e crime organizado como resposta ao assassinato do soldado da Rota Patrick Bastos Reis, em 27 de julho, deixou mais dois suspeitos mortos, nesta semana, durante intervenção da Polícia Militar.

De acordo com informações fornecidas pela SSP, desde o início da operação, o total de mortes resultantes da operação chegou a 22. Além disso, 594 pessoas foram presas, incluindo 225 indivíduos procurados pela Justiça, 81 armas de fogo e 895 kg de drogas foram apreendidos pelas autoridades.

Confronto policial

As fatalidades ocorridas nesta semana foram em diferentes cidades do litoral paulista. Em Guarujá, um homem de 25 anos teria sido morto durante um confronto com a equipe do Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep), na comunidade do Cantagalo.

Segundo a SSP-SP, os policiais se depararam com suspeitos armados e traficando, quando o suspeito teria sacado uma arma e disparado contra os agentes. Em resposta, os policiais reagiram com disparos. O homem foi socorrido à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Enseada, mas não resistiu aos ferimentos.

Na posse do suspeito, foram encontrados entorpecentes, um radiocomunicador, dinheiro e uma pistola, que foram apreendidos. O caso foi registrado no DP Sede de Guarujá, e a Polícia Científica foi acionada para investigar o local.

Já a segunda morte aconteceu em São Vicente, onde um adolescente de 17 anos foi baleado e morto durante uma tentativa de fuga. A SSP-SP detalhou que o menor, juntamente com um comparsa, teria roubado um veículo após retirar dois idosos do carro.

Durante o acompanhamento policial, os PMs ordenaram que os suspeitos parassem o automóvel, porém, eles continuaram a fuga até colidirem com o muro de uma residência em Santos.

Durante a fuga a pé, o adolescente teria sacado uma arma, o que levou os policiais a efetuar disparos como resposta. O menor foi levado ao pronto-socorro, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu. O comparsa conseguiu escapar. As armas dos policiais envolvidos no caso e do adolescente foram apreendidas, e uma perícia foi solicitada.

Operação Escudo

As 22 mortes decorrentes da intervenção policial durante a Operação Escudo estão sendo investigadas pelo Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) de Santos e pelo Inquérito Policial Militar. O Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa também está apoiando as investigações, mobilizando policiais civis e técnicos-científicos.

A SSP-SP destacou que a Operação Escudo tem como objetivo sufocar o tráfico de drogas e combater o crime organizado na região; a ação deve permanecer em andamento até o fim do mês.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!