SEGURANÇA

Operação Escudo já deteve 84 pessoas em seis dias na Baixada Santista

Operação foi deflagrada após o soldado da Rota, Patrick Bastos Reis, ser morto em uma comunidade de Guarujá

Da redação
Publicado em 03/08/2023, às 09h58 - Atualizado às 12h53

FacebookTwitterWhatsApp
Todos que participaram da morte do policial da Rota foram identificados e presos, segundo a SSP Operação Escudo já deteve 84 pessoas em seis dias na Baixada Santista Imagem com destaque para capacete da Polícia Militar de SP - Governo de SP
Todos que participaram da morte do policial da Rota foram identificados e presos, segundo a SSP Operação Escudo já deteve 84 pessoas em seis dias na Baixada Santista Imagem com destaque para capacete da Polícia Militar de SP - Governo de SP

A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP) divulgou na manhã desta quinta-feira (3) que já deteve 84 pessoas durante os seis dias de duração da Operação Escudo. A operação foi deflagrada após o soldado das Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota), Patrick Bastos Reis, ser morto enquanto fazia patrulhamento em uma comunidade de Guarujá.

Desde o dia 28 de julho até 2 de agosto, do total de 84 presos pela Polícia Militar, 54 foram presos em flagrante e 30 eram foragidos da Justiça que foram capturados. Além disso, quatro adolescentes foram apreendidos.

Em seis dias de operação a polícia vistoriou 2.155 automóveis, dos quais 152 foram removidos, e 1.143 motocicletas, das quais 117 foram recolhidas. Dez veículos com queixa de furto ou roubo foram localizados. Também foram apreendidas 21 armas, entre pistolas e fuzis.

Operação Escudo

Durante a Operação Escudo, policiais conseguiram identificar e prender todos que participaram da morte de Patrick. O último envolvido foi preso na madrugada de quarta-feira (2).

Segundo a SSP, a operação segue para sufocar o tráfico de drogas e desarticular o crime organizado, que possui grande atuação na Baixada Santista.

Ainda de acordo com a SSP, a presença policial tem resultado em intensa reação por parte dos criminosos, já que o reforço no policiamento impactou diretamente no tráfico de drogas.

Na terça-feira (1º), dois policiais foram baleados à luz do dia por criminosos em Santos. Uma policial foi baleada pelas costas no bairro Campo Grande enquanto fazia patrulhamento.

Após o crime, os criminosos fugiram em direção ao morro São Bento. Lá, atacaram uma viatura do BAEP e balearam outro policial, atingido com um tiro na perna. Na troca de tiros um dos criminosos foi baleado e morreu; outros dois foram presos.

Tiros de fuzil atingiram viatura da PM no Morro São Bento, em Santos (Polícia Militar)

Os policiais foram hospitalizados e não correm risco de morrer.

*Com informações de Secretaria de Segurança Pública de SP

Leia também: Defensoria Pública de SP pede interrupção imediata de operação policial em Guarujá

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!