NOVO CORAÇÃO

Esposa de Faustão agradece familiares de doador da Baixada Santista

Coração foi levado de Santos por helicóptero até o Hospital Albert Einstein em São Paulo para operação que ocorreu no domingo

Redação
Publicado em 28/08/2023, às 16h22

FacebookTwitterWhatsApp
Fausto Silva está internado desde o dia 5 de agosto com insuficiência cardíaca - Reprodução arquivo pessoal
Fausto Silva está internado desde o dia 5 de agosto com insuficiência cardíaca - Reprodução arquivo pessoal

O apresentador Fausto Silva, conhecido como Faustão, recebeu um transplante de coração realizado com sucesso no domingo (28). O órgão do doador da Baixada Santista foi levado por helicóptero do campo da Portuguesa Santista, estádio Ulrico Mursa, até o renomado Hospital Albert Einstein, na capital paulista, onde a cirurgia foi realizada no início da tarde.

Segundo informações do clube divulgadas à imprensa, as autorizações para a aterrissagem das aeronaves foram concedidas pela Polícia Civil durante a manhã, por volta das 9h. Às 11h47, uma das aeronaves deixou o estádio, transportando o precioso órgão.

Faustão, que deu entrada no hospital em 5 de agosto para tratamento de insuficiência cardíaca, passou por uma cirurgia que durou cerca de duas horas e meia. De acordo com o boletim emitido pelo Hospital Albert Einstein na noite de ontem, a operação foi bem-sucedida e o apresentador encontra-se na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) sob observação médica.

O transplante

A Central de Transplantes do Estado de São Paulo acionou o Hospital Albert Einstein durante a madrugada de domingo para iniciar a avaliação de compatibilidade do doador. As informações sobre a identidade do doador não foram oficialmente divulgadas pela Secretaria de Saúde de São Paulo, que se recusou a fornecer detalhes sobre o caso.

Em nota enviada ao Portal Costa Norte, a Santa Casa de Santos (SCS), situada próxima ao local de onde o coração foi transportado, negou qualquer captação de órgãos durante o fim de semana em questão. Por meio de sua assessoria de comunicação, a SCS afirmou que a notícia que circula sobre o coração transplantado em Faustão ter saido da instituição não corresponde à realidade.

O doador

No entanto, familiares de Fábio Cordeiro da Silva, um atleta de futebol de 35 anos da Baixada Santista que sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) na quarta-feira (23) e veio a óbito três dias depois, acreditam que o órgão do ente querido tenha sido destinado ao apresentador.

Fábio, que jogava futebol de várzea, sofreu um AVC isquêmico enquanto trabalhava como azulejista em um apartamento em Santos. Mesmo após ser encontrado consciente, ele teve seu lado direito paralisado, passou por cirurgia no cérebro, mas não resistiu.

A família optou por doar mais de 20 órgãos após a constatação de morte cerebral, ocorrida na manhã de sábado (26). Embora a identidade do doador não tenha sido oficialmente confirmada como sendo a de Fábio, seus familiares compartilham a esperança de que o coração do ente querido possa agora proporcionar uma nova vida a Faustão.

Esposa de Faustão agradece

Luciana Cardoso, mulher de Faustão, foi às redes sociais agradecer à família de doador de órgãos. "Agradecer a essa família abençoada, que num momento de dor e sofrimento disse SIM e permitiu que não só o Fausto pudesse ter mais tempo ao lado dos filhos, como tantos outros receptores que hoje estão comemorando essa superação", escreveu Luciana.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!