MOBILIZAÇÃO

Dia de Conscientização do Autismo gera ações pelo litoral paulista

Atividades visam a reflexão sobre o tema, para promover conhecimento sobre o transtorno do espectro autista, assim como direitos e necessidades

Redação
Publicado em 02/04/2024, às 16h55 - Atualizado às 17h10

FacebookTwitterWhatsApp
Domingo encerra com caminhada pela conscientização do autismo em Guarujá e Bertioga - Hygor Abreu/Prefeitura de Guarujá
Domingo encerra com caminhada pela conscientização do autismo em Guarujá e Bertioga - Hygor Abreu/Prefeitura de Guarujá

O Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, celebrado nesta terça-feira (2), incentivou uma série de ações pelo litoral paulista, que culminarão com caminhada em mais de uma cidade, no domingo (7), e sensibilização durante o ano. As atividades visam promover a compreensão sobre o transtorno do espectro autista (TEA), assim como os direitos e necessidades das pessoas autistas. 

Em Guarujá, várias entidades voltadas a pessoas com o TEA reuniram-se em sessão solene, na Câmara Municipal, na segunda-feira (1º), quando abordaram o respeito à inclusão e à conscientização. Já nesta terça-feira (2),  a rede municipal de ensino fortalece a campanha ‘Valorize as capacidades e respeite os limites’, proposta pela Organização das Nações Unidas (ONU) neste ano.

A programação, com mais de 34 mil estudantes, terá rodas de conversa com palestrantes convidados, exposições e oficinas lúdicas. O dia também contou com atividades esportivas e lúdicas, como vôlei adaptado e banho de mar com cadeiras anfíbias, promovidas pela Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Guarujá (Apaag), na orla da praia de Pitangueiras. 

Em Santos, a Unidade Municipal de Educação (UME) Gota de Leite, em parceria com a Associação Autistas Santos e o Núcleo Viva Vida, promoveu uma caminhada no entorno da escola, com alunos e profissionais da educação que atuam nas instituições. Eles carregaram bandeiras e cartazes pela conscientização. “Queremos alertar também, que, quanto antes for realizado o diagnóstico, melhor será o desenvolvimento da criança até a sua fase adulta”, explicou a diretora da UME, Adriana Nascimento Dias. 

Presente para celebrar a data e a caminhada, o estudante Gabriel Alves, 15 anos, autista nível 1 de suporte, comentou: “É muito legal fazer caminhadas assim, estamos aqui para comemorar o dia do autista. Gosto da Autismo Santos, por isso, fazemos caminhadas e também muitas atividades. Fiz esse cata-vento para o dia de hoje”. A rede municipal de educação santista atende a mais de mil alunos no universo do TEA, com uma rede de apoio para sustentabilidade da educação inclusiva nas escolas municipais, além de serviços e projetos.

Em Praia Grande, os alunos das escolas municipais prepararam diversas ações para a data, como rodas de conversas, artes e caminhada. A prefeitura informou que, atualmente, 1.847 alunos do TEA estão matriculados nas 78 unidades. A diretora da Coordenadoria de Educação Especial e Inclusiva, Lara Arenghi, destacou:  “O debate permite a reflexão e leva informação de qualidade aos pais e responsáveis de alunos neurodivergentes. Mas,  também, aos demais indivíduos que têm um pré-conceito do que é o autismo e se relaciona com base em estereótipos capacitistas”.

Para encerrar a semana, Guarujá e Bertioga promoverão caminhadas pela conscientização do autismo, no domingo (7). Uma delas, com saída programada para às 7 horas, será em Bertioga, com percurso do Complexo Esportivo Pé N’Areia (avenida Tomé de Souza, s/n) até a Tenda de Eventos (avenida Vicente de Carvalho, s/n). Na chegada da Caminhada Inclusiva 2024, haverá atividades na tenda por meio do projeto Ruas e Praças de Lazer, que levará cama elástica, brinquedos infláveis, piscina de bolinhas e outras ações para o local,  acompanhadas por monitores. O secretário de Esporte e Lazer da cidade, Danilo Lerne, comenta a importância da prática esportiva na inclusão: “O esporte tem um papel fundamental nessa causa, e estamos cada vez mais realizando eventos, como o Festival Esportivo de Inclusão Social”.

Na mesma data, às 14h30, a praia de Pitangueiras, em Guarujá, receberá a 5ª Caminhada pela Conscientização do Autismo, com concentração próxima ao edifício Sobre as Ondas. A iniciativa, promovida pelo Instituto União Autista, contará com personagens lúdicos, dança e disponibilização de brinquedos. A organização do evento pede aos participantes que estejam trajados com camiseta branca ou azul, cores que simbolizam o TEA.

Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo

A data, instituída em 2007, visa conscientizar sobre o transtorno do espectro autista para reduzir a discriminação e o preconceito às pessoas autistas. Informações do Ministério da Saúde destacam que, de acordo com o quadro clínico, os sintomas do TEA podem ser divididos em três grupos: ausência completa de qualquer contato interpessoal, incapacidade de aprender a falar, incidência de movimentos estereotipados e repetitivos, deficiência mental; no outro, o paciente é voltado para si mesmo, não estabelece contato visual com as pessoas nem com o ambiente; consegue falar, mas não usa a fala como ferramenta de comunicação (chega a repetir frases inteiras fora do contexto) e tem comprometimento da compreensão; por último, há domínio da linguagem, inteligência normal ou até superior, menor dificuldade de interação social que permite levar a vida próxima do normal.

Para conhecer mais sobre o TEA, acesse o site da Associação de Amigos dos Autistas

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!