OPERAÇÃO COMPLEXA

Bombeiros resgatam vítima de acidente em navio cargueiro a milhas da costa

Homem com suspeita de trauma cranioencefálico foi içado em maca especial até uma lancha, em ação complexa por causa da situação do mar

Redação
Publicado em 11/03/2024, às 10h43

FacebookTwitterWhatsApp
Resgate demandou ajuda de equipes especializadas do Corpo de Bombeiros e GBMar - Reprodução/6º gbpmesp
Resgate demandou ajuda de equipes especializadas do Corpo de Bombeiros e GBMar - Reprodução/6º gbpmesp

Um homem de 54 anos sofreu um acidente, na tarde de ontem (10), dentro de um navio cargueiro a três milhas náuticas da costa de Guarujá, no litoral de São Paulo; ele precisou ser resgatado em uma operação de alta complexidade. A vítima, com suspeita de trauma cranioencefálico (TCE), foi içada em maca e transferida para uma lancha dos bombeiros.

O navio, com bandeira de Hong Kong, estava a cerca de 5,5 quilômetros do Farol da Moela, quando o acidente aconteceu. Equipes especializadas em salvamento em altura do Corpo de Bombeiros e do Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar) foram mobilizadas para a operação.

Operação complexa

Em virtude da grande variação de altura entre as embarcações e à instabilidade provocada pelo balanço do mar, a transferência do tripulante, para a lancha dos bombeiros, foi considerada de alta complexidade. A operação envolveu o uso de cordas e maca especial para garantir a segurança do homem durante o içamento.

Após ser resgatado, ele foi levado à ponte Edgard Perdigão, em Santos, e, posteriormente, à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Zona Leste, consciente. Um vídeo publicado nas redes sociais do 6º Grupamento de Bombeiros mostra a lancha posicionada ao lado do navio, enquanto a vítima, imobilizada na maca, desce pendurada por cordas.

O Portal Costa Norte procurou a prefeitura de Santos para obter mais informações sobre a vítima, mas não obteve retorno até a publicação desta reportagem.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!