Prefeitura de Bertioga castra e vacina animais na Aldeia Rio Silveira | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte
|
Baixada Santista
Foto: Renata de Brito

Prefeitura de Bertioga castra e vacina animais na Aldeia Rio Silveira

Foram mais de 40 castrações e vacinas antirrábicas em parceria com a prefeitura de São Sebastião


16 de março de 2019 às 09:17
Por Da Redação


A prefeitura de Bertioga, em parceria com a prefeitura de São Sebastião, realizou essa semana uma ação na Aldeia Indígena Rio Silveira, em Boraceia. A equipe fez mais de 40 castrações e aplicou vacinas antirrábicas em cães e gatos. O trabalho tem como objetivo o controle populacional e a prevenção de doenças.

“A ação é importante para controle populacional dos animais e principalmente para evitar a transmissão de doenças aos humanos”, explica a chefe da Divisão de Zoonoses de Bertioga, Lisângela Macario Errerias.


Serviços oferecidos pelo Centro de Controle de Zoonoses:

Castração – A Zoonoses oferece gratuitamente a castração de cães e gatos, para evitar que animais sejam abandonados nas ruas sem cuidados, levando doenças para a população. As castrações são agendadas e realizadas gratuitamente, depois de consulta prévia no próprio CCZ. O agendamento acontece todas as terças e quintas-feiras, com a entrega de senhas (20 animais, 1 animal por pessoa), a partir das 8 horas, ou por solicitação de veterinários particulares através de encaminhamento.

Vacinação antirrábica – Durante todo o ano, cães e gatos podem ser imunizados contra a raiva. A campanha de vacinação antirrábica ainda percorre os bairros da cidade para imunizar os animais.

Feira de adoção - Todas as sextas-feiras, em frente à Feira Livre do Centro, acontece a feira de doação de animais. A realização da feira conta com apoio de voluntários da Zoonoses e os bichinhos postos à adoção são castrados e vacinados. Para adotar, basta comparecer ao local munido de documento de identificação com foto.

Eutanásia – O CCZ não sacrifica animais há mais de 10 anos, antes mesmo dessa prática ser abolida pela lei 12.916/08. A única exceção para a eutanásia é quando o dono apresenta laudo médico veterinário atestando que o animal está em estado terminal e que não responde mais a tratamentos. Sem esse documento o procedimento não é realizado.

Recolhimento de animais – O CCZ também recolhe animais nas ruas, em parceria com o DOA da Secretaria de Meio Ambiente, que são posteriormente postos à adoção.

Desratização – Para evitar doenças aos humanos, o trabalho de desratização é executado pelos agentes do CCZ em logradouros públicos como bueiros, lixeiras comunitárias e outros locais que possam se tornar criadouros de ratos. O serviço é gratuito, solicitado por telefone ou pessoalmente.

 

O Centro de Controle de Zoonoses fica na rua Manoel Gajo, 2644, Parque Estoril (caminho do Itatinga) e funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. Telefone: (13) 3316-4079. E-mail:  zoonoses.bertioga@gmail.com.

Últimas Notícias

Os melhores do litoral

Confira algumas das melhores dicas de todo o litoral